sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fábricas Antigas do Brasil: A Caramuru

Caramuru era o apelido de um famoso personagem da história do Brasil, Diogo Álvares Correia (nascido em Viana do Castelo, Portugal, 1475, e falecido em Tatuapara, na Bahia, em 5 de outubro de 1557). Foi um náufrago português que segundo consta, assustou os índios que tentavam aprisioná-lo, com um disparo de seu arcabuz, sendo chamado de “Caramuru” (dentre tantas traduções românticas “deus do trovão”, “homem do trovão“), embora novas pesquisas apontem que o nome Caramuru se referia na verdade uma espécie de agressiva moréia, uma espécie de peixe ósseo, angüiliforme, da família dos murenídeos. Caramuru passou a morar entre os índios, e até casou-se com uma a índia: Paraguaçu. Foi o primeiro português a residir em terras do estado da Bahia, em 1510.

A famosa marca comercial da Caramuru, presente também nos fogos de artifício.

Caramuru é ainda considerado por muitos como o fundador do histórico município baiano de Cachoeira, situado as margens do rio Paraguaçu (e vizinho ao município de São Félix, duas cidades dividas apenas pelo rio, e unidas por uma ponte inglesa de ferro armado, feita a mais de 100 anos).

A marca de comércio CARAMURU foi usada pela F.A.M- Fábrica De Armas Modernas (empresa distinta dos originais fabricantes dos fogos Caramuru, de quem adquiriu o direito de usar a marca e alguns projetos já prontos), que era de propriedade do empresário e designer Miguel Raspa. Atuou nas décadas de 60 e 70, na cidade de Jacareí, interior do estado de São Paulo, produzindo neste período bons revólveres com a armação em aço.

Revólveres no cal. 22 Long Rifle :

  1. Modelo R1, dotado de cano octogonal de 2,6 polegadas (os canos destas armas tinham 5 raias e eram forjados pela Chapina), com a liberação do tambor feita por um pino situado diretamente no retém do cano, travando a “caneta” do extrator. A capacidade do tambor era de 7 tiros. Revólver R1, em calibre .22LR

    Revólver R1, em calibre .22LR

  2. Modelo R7, basicamente o modelo R1 redesenhado, com empunhadura mais larga, e liberação do tambor efetuada por um botão deslizante, na lateral. Houve mudanças no desenho dos canos, que passaram a ser redondos ao invés do perfil octogonal. Os canos deste modelo tinham comprimentos que iam de 1 até 6 polegadas. Revólver R7, também em calibre .22LR

    Revólver R7, também em calibre .22LR

Revólveres no cal. 32 S&W Long :

  1. Modelo R6, com canos variando de 2 ou 3 polegadas de comprimento, capacidade de 6 tiros.

Armas longas :

  1. Carabina modelo K1, calibre .22 LR e capacidade de apenas 1 tiro.
  2. Carabina modelo CLK, calibre .22 LR, estranhamente dotada de alma lisa, e capacidade de 1 tiro.

  3. Carabina modelo K5, também em calibre .22 LR e com ação de ferrolho tipo Mauser, capacidade de 5 tiros. Os canos desta arma eram feitos em Itajubá, subcontratados pela Imbel.

  4. Espingardas de caça conhecidas como modelo 62, de 1 tiro, com cão externo, em calibres 28, 32, 36, e 40. Curiosamente estas armas eram sub-contratadas e produzidas pela empresa Fundição LERAP.

  5. Espingardas de pressão em calibre 4,5 mm.

A empresa fez, também, algumas armas que não passaram de protótipos, tais como o revólver R3 em calibre .38 SPL , bem como uma submetralhadora, baseada no desenho da UZI (de fabricação israelense), em cal. 9mm Parabellum.

Parou de produzir armas de fogo em meados da década de 1970, passando a produzir desde então, peças de automóveis.

4 comentários:

  1. bom eu tenho um modelo k5 de ação por ferrolho mais é de carregador de seis cartuchos....excelente armas..

    ResponderExcluir
  2. Tenho até hoje, em perfeito funcionamento, uma carabina de pressão de 4,5mm, da Caramuru. Não disponho dela por nada deste mundp. Meus filhos vão herdá-la.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma carabina de pressão Caramuru, de 4,5mm, e guardo como relíquia, em perfeito funcionamento. Ficará de herança para meus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Estou me formando em IAT e preciso fazer uma pesquisa do revolver caramuru R6, mas não tenho encontrado muitas informações. Seria possível informar onde poderia encontrar material sobre esta arma.Obrigado.

    ResponderExcluir